Quem sou eu

Minha foto
Futuro Turismólogo, estudante e apaixonado por futebol, viagens e lazer.

sábado, 20 de agosto de 2011

Estádios Copa Africa 2010 - Elefantes brancos!!!


Depois de passados mais de um ano do momento que a seleção Espanhola ergueu a taça de campeã mundial, percebe-se que alguns estádios construídos especialmente e unicamente para a promoção e realização da Copa do Mundo estão agora sendo frequentados mais por turistas do que por torcedores.
                          Foto: O estádio Moses Mabhida, em Durban: mais turistas do que torcedores (David Rogers/Getty Images)

Com pouca tradição para a grandeza dos dez estádios novíssimos o país abrange imensas arenas onde a prática futebolística passa-se para segundo plano refletido pela escassez de partidas de futebol ofuscado pela demanda turística que frequenta os estádios não para assistir a partidas de futebol, mas para apenas visitá-los como atração turística.

Talvez a realização da Copa Africana tenha refletido em melhorias para comunidade africana, dados concretos não possuo, mas e agora? O que fazer com tais "elefantes brancos" que foram construídos pela necessidade momentânea da realização das partidas da copa? A situação da população africana melhorou consideravelmente devido a realização da copa no país? Minhas pesquisas acerca do tema me remetem a resposta de que as melhorias econômicas, sociais e culturais são demasiadamente reduzidas. Já a FIFA, somente antes da realização da 1ª partida havia arrecado a bagatela de US$ 3,2 bilhões. Promessas de desenvolvimento nas áreas precárias onde alguns estádios foram instalados jamais foram cumpridas. Há ainda relatos de corrupção.

Essa situação deixa no ar a seguinte reflexão: e se o capital utilizado para reforma e construção dos estádios tivesse sido utilizado para programas sociais que beneficiassem a população africana? Será que não teriam trazido benefícios pertinentes a realidade atual local? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário