Encontrar a combinação adequada de recursos, por meio de uma estratégia turística equilibrada que proporcione resultados efetivos, de acordo com as competências e habilidades dos responsáveis pela gestão turística, com abordagem integrada e interveniência dos diversos agentes que compõem a cadeia produtiva é o grande desafio do turismo na era global em que se encontra.
As contantes mudanças pelas quais o planeta vem sofrendo, bem como as variadas crises internacionais, englobam duas, dentre as principais ameaças para o planejamento e gestão estratégica turística. O marketing é baseado em um estudo no presente fomentado por análises físicas, estruturais e previsões de como um futuro desejado poderá ser construído através de hipóteses. Logo, quanto maior o número de variáveis com as quais o turismologo lida, maiores serão seus desafios para findar uma estratégia condizente com a realidade local e com os desejos dos empresários. Sendo assim, mudanças inesperadas em cenários globais e crises econômicas são eficazes para por a prova as habilidades de um bom estrategista de marketing turístico.
O avanço tecnológio é altamente necessário em qualquer meio econômico, contudo, a rapidez com que as transformações tecnológicas acontecem podem impossibilitar a estabilização de determinada economia turística. O empresário logo que adquire algo novo para seu negócio, já está ciente de que, em três meses ou até menos, tal tecnologia pode ser superada por outro avanço. É algo a se pensar, e planejar muito, a fim de evitar gastos dispersos em benfeitorias e tecnologias pouco rentáveis.
Fator que dispensa comentário complexo é a violência. Onde está presente, é garantia certeira de diminuição de turistas, e, consequentemente, de retardo financeiro. É inconcebível a prática da atividade turística em ambientes hostis, tal fato, mostra que a real necessidade está na manutenção das necessidades básicas locais, e após uma estabilização, a entrada do setor turístico juntamente com o processo de reabilitação político, social, e cultural
Por fim, a sazonalidade, que nada mais é do que a falta de procura pelo setor turístico em épocas pouco badaladas - baixa temporada - pode ser combatido com uma série de atitudes como realização de eventos, criação de festas populares relacionadas com as características culturais da comunidade afim de minimizar a ausência de público em épocas de baixa temporada.
Uma visão geral do universo abrangente do Turismo, tendo como ponto de partida, a criatividade de um Turismólogo em fase de acabamento.
Quem sou eu
- Leonardo H. J. Tolim
- Futuro Turismólogo, estudante e apaixonado por futebol, viagens e lazer.
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