Quem sou eu

Minha foto
Futuro Turismólogo, estudante e apaixonado por futebol, viagens e lazer.

domingo, 11 de setembro de 2011

Macroprograma do Plano Nacional de Turismo: Planejamento e Gestão; Informação e Estudos Turísticos; Logística e Transportes

Os macroprogramas são desdobramentos temáticos agregados, escolhidos pelo seu potêncial de contribuição para atingir os compromissos estabelecidos nas metas. Eles se estruturam em três grupos de atividades relacionados à formulação e implementação da Política Nacional de Turismo, ao estabelecimento das referências básicas sobre a territorialidade turística do País e às ações e atividades finalísticas e de suporte que possibilitam, efetivamente, a realização das bases para o desenvolvimento da atividade de forma sustentável.




Macroprograma: Planejamento e Gestão


Possui a finalidade de fortalecer a gestão compartilhada do turismo nas esferas federal, estadual, municipal, regional, nos organismos internacionais, entidades privadas e ONGs, facilitando a proposição de soluções e diminuindo os entraves burocráticos.

Dentre os programas desse macroprograma está inserido o Programa de Implementação e Descentralização da Política Nacional do Turismo, que em sua tradução teórica enfatiza sobre a importância da estruturação, organização e integração das ações de instâncias regionais e macroregionais.

Possui ainda, inserido nesse Macroprograma, o Programa de Avaliação e Monitoramento do Plano Nacional de Turismo, o qual possui papel fiscalizador e de acompanhamento da Política do Plano Nacional do Turismo, bem como, a realização de feedback, informando resultados e propondo adequações nos processos de planejamento político.

Por fim, está também inserido o Programa de Relações Internacionais, onde seu foco de atuação emerge sobre a cooperação técnica internacional visando o estreitamento de laços comerciais e com agentes da comunidade internacional promovendo a interação, promoção e troca de experiências no âmbito turístico.


Macroprograma: Informação e Estudos Turísticos

Preceitua que a informação é uma ferramenta extremamente importante e estratégica para o desenvolvimento de qualquer atividade, e no Turismo, não é diferente. A informação é fator primordial antecedente às tomadas de decisões da cadea produtiva.

De tal maneira, o Programa Sistema de Informações do Turismo possui suas ações fundamentadas na realização e disseminação de estudos, pesquisas, compilação e sistematização de dados, os quais são necessários para criação de um banco de dados que forneça subsídios conforme a necessidade da atividade turística.

Possui ainda, o Programa Projeto do Inventário Turístico, referindo-se metodologicamente a avaliação e hierarquização dos dados de interesse do Turismo para fins de planejamento.

Outro Programa é o de Competitividade do Turismo Brasileiro, o qual propõe a avaliação da oferta turística nacionalmente e internacionalmente, conceituando que a competitividade é uma fator próprio do Turismo, como em qualquer outra atividade é muito sensível ao dinamismo do mercado atual, ou seja, refletindo a importância dos resultados e pesquisas acerca do tema, com o intuito de gerar resultados efetivos para o desenvolvimento do Turismo em âmbito nacional.

Macroprograma: Logística e Transportes 

O transporte é essêncial ao Turismo, sendo assim, o Programa de Ampliação da Malha Aérea Internacional é estratégico e necessário para a promoção dos destinos nacionais no exterior através de companhias aéreas brasileiras que atuem internacionalmente e que, por meio de ações de marketing, atraiam turistas e ampliem a participação das empresas nacionais no mercado

O Programa de Integração da América do Sul visa a maior conexão entre os países desse continente afim de introduzir novos destinos turísticos e negócios, impulsionando assim, a indústria de lazer e negócios.

Por fim, está inserido o Programa de Integração Modal nas Regiões Turísticas, que visa a mensuração da qualidade da infraestrutura de acesso e de seus impactos na interiorização do Turismo no Brasil, mapeando os principais eixos rodoviários.


Referência Bibliográfica: Plano Nacional do Turismo, disponível no Site do Ministério do Turismo




Nenhum comentário:

Postar um comentário