Quem sou eu

Minha foto
Futuro Turismólogo, estudante e apaixonado por futebol, viagens e lazer.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Brasil dorme sobre seu tesouro

Como pode um país como a Costa Rica, que tem o mesmo tamanho do estado da Paraíba, obter divisas na grandeza de bilhões com o ecoturismo ? Com certeza é uma boa pergunta! O governo costariquenho investe no turismo por mais de 30 anos, ou seja, pensaram a longo prazo. Foi um investimento muito grande e tem sido até hoje, e, já estão colhendo os frutos.



Costa Rica conta atualmente com 20 parques Nacionais, 8 reservas biológicas e várias áreas de preservação. Nas escolas, as crianças obtem consciência ambiental desde cedo. Os guias são no mínimo bilingues. Falam fluentemente o inglês e o espanhol, e, muitos falam até 3 idiomas.

Após conhecermos um pouco da história da Costa Rica, acho que uma pergunta fica no ar... Mas e o Brasil?! O que acontece nesse país que tem uma imensa extensão territorial, conta com vários atrativos naturais, uma vasta flora e fauna ? O que falta para o Brasil lucrar bilhões, trilhões com a atividade turística ?

Uma visão geral feita a partir de uma análise deixa claro que nesse país, em vários aspectos - educação, saneamento, segurança, moradia, emprego - como o turismo, falta planejamento. Aqui muito pouco se planeja, grande parte da atividade turística é feita aos trancos e barrancos de qualquer maneira e sem se importar com o turista e muito menos com o meio ambiente.

No Brasil falta consciência ambiental, social e cultural, falta apoio do governo, falta criação de politicas para o desenvolvimento sustentável da atividade turística, falta planejamento. Dormimos sobre um tesouro inestimável, que se abrirmos os olhos e irmos a luta, esse país tem tudo pra ser a maior potência mundial, não só na questão do turismo, mas no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário